Dicas Schadek
Manutenção do sistema de arrefecimento
24/02/2023
A manutenção do sistema de arrefeciemnto deve ser feita de forma preventiva para garantir a o bom funcionamento do motor. Ou sempre que a substituição da Bomba D'água for realizada.
Mas você sabe quais os pontos que devem ser checados na hora dessa manutenção? Vem aprender.
1º Ressecamento das mangueiras: As mangueiras do sistema são de borracha, com o tempo esse material pode sofrer ressecamento e rachaduras, comprometendo a circulação do líquido de arrefecimento. Por isso, sempre que fizer a manutenção no sistema, lembre-se de verificar a situação das mangueiras, se estiverem apresentando sinais de ressecamento é importante realizar a troca.
2° Vazamento da Bomba D’água: Uma diminuição rápida no líquido de arrefecimento pode indicar vazamento da Bomba D´água. Verifique frequentemente o nível para evitar um problema maior no motor. A Bomba D’água é o coração do sistema de arrefecimento, por isso sempre realize as suas manutenções preventivas e faça as trocas sempre a atingir o prazo ou a quilometragem indicada pelo fabricante.
3º Problemas com a tampa do radiador/tampa do vaso de expansão: A tampa do radiador é composta por válvulas calibradas para suportar a pressão da água quente que sai do motor. Em caso de falha na tampa, a água será liberada pelo dispositivo em forma de vapor, o que fará com que o nível do líquido de arrefecimento fique abaixo do ideal para resfriar o motor. Em alguns modelos, a tampa foi removida do radiador, e instalada diretamente no vaso expansor. Apesar dessa diferença, o funcionamento do sistema de arrefecimento é exatamente o mesmo, e os cuidados também.
4º Rachaduras no reservatório de expansão: Os reservatórios são produzidos em plástico e, com o passar o tempo, esse material pode sofrer com o ressecamento e apresentar rachaduras em suas paredes. A instabilidade ou variação de pressão que o sistema sofre por falta de revisão preventiva ou corretiva impacta diretamente na vida útil do reservatório. Por isso, esteja atento a prazo de validade e as revisões desse item.
5º Baixo nível do líquido de arrefecimento: O líquido de arrefecimento é responsável por manter a temperatura ideal para o funcionamento do motor, além disso ele mantém o sistema protegido contra a corrosão, o que pode ocasionar a oxidação dos metais que estão em contato com a água. O ponto de ebulição da água está ligado diretamente à pressão do circuito. Caso esteja vazando pressão (tampa com defeito, vazamentos etc.), a pressão do circuito diminui e o ponto de ebulição da água é menor.
Por fim, é importante ressaltar que jamais deve-se colocar água potável no sistema. O correto é sempre utilizar água desmineralizada juntamente com o aditivo, seguindo as proporções indicadas pelo fabricante.