Dicas Schadek
Vida útil do sistema de arrefecimento
10/04/2023
O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura ideal no motor do carro, por isso é extremamente importante estar sempre de olho nos componentes que compõe o sistema.
1º Líquido de arrefecimento: As fabricantes e a montadoras indicam que o fluido deve ser substituído em média a cada 30 mil quilômetros ou 1 ano. Porém esses números dependem muito dos hábitos de direção do motorista do veículo, que podem acabar reduzindo a vida útil do líquido, condições extremas de calor ou poeira necessitam de troca em intervalos menores.
Confira no manual do veículo o tempo correto para a troca do líquido em condições normais e extremas, para garantir um sistema livre de problemas.
2ª Bomba D’água: A vida útil da bomba D’água está juntamente relacionada à frequência das manutenções. Normalmente deve ser revisada a cada 40 mil quilômetros. Quando as outras peças estão danificadas, a bomba D’água sofre as consequências também. Por isso, a manutenção preventiva é essencial, utilizar aditivos indicados pelos fabricantes também é uma maneira de manter a Bomba D’água em bom estado de funcionamento, os aditivos corretos evitam os aparecimentos de corrosão que podem ocasionar em vazamento ou travamento da Bomba.
3º Válvula Termostática: A válvula termostática, assim como todas as outros componentes do sistema de arrefecimento, deve ser substituída no menor sinal de desgaste ou oxidação. O ideal é que esse componente seja verificado quando o veículo atingir 30 mil quilômetros e depois a cada 10 mil quilômetros. A válvula termostática dura em média de 70 e 100 mil quilômetros, quando as revisões de todo o sistema são feitas pontualmente e adequadamente.
4º Radiador: A vida útil de um radiador é relativamente longa, porém o seu desempenho cai conforme o seu tempo de uso aumenta. Então vale verificar o radiador juntamente com todo o sistema sempre que fizer a revisão, apenas para se certificar que ele não está apresentando oxidações.
5ª Mangueiras D’água: A vida útil das mangueiras são as menores de todo o sistema de arrefecimento. Com o uso elas podem ressecar, rachar e acabar vazando líquido de arrefecimento. Problemas nas mangueiras podem ser percebidas rapidamente com uma inspeção visual no motor, por isso tenha o hábito de frequentemente dar uma olhadinha no motor para garantir que está tudo OK!
Realizar as manutenções preventivas no sistema de arrefecimento do veículo pode evitar sérios problemas no motor do veículo, como o superaquecimento. Por isso, preste sempre atenção no seu sistema de arrefecimento do seu veículo.