Você Sabia?
Os erros mais comuns na hora da troca do óleo.
23/11/2022
Os erros mais frequentes na hora de fazer a troca do óleo do veículo são:
1 – Limpar a vareta com estopa: Esse é um erro comum cometido pelos proprietários de veículos. A estopa pode deixar resíduos do óleo antigo contaminarem o novo lubrificante. A melhor opção é utilizar sempre um papel limpo e absorvente para retirar todas as sujeiras da vareta durante a troca do lubrificante.
2 – Exceder o prazo de troca determinado pelo fabricante. Os fabricantes estipulam no Manual do Proprietário um prazo que deve ser seguido rigorosamente. Normalmente, o intervalo indicado é a cada 5 mil km ou 10 mil km. Continuar utilizando o óleo além do período recomendado leva à formação de borra e compromete a capacidade de lubrificação das peças internas do motor, aumentando o atrito e o desgaste precoce dos componentes, podendo levar a fundir o motor do veículo.
3 – Completar o óleo. Esse hábito pode comprometer todo o óleo novo, já que o produto novo é misturado com o usado e acaba sendo contaminado. O resultado é um lubrificante misto e bem diferente dos dois originais, comprometendo sua eficácia, bem como o desempenho do motor. Por isso, deve-se trocar todo o óleo do cárter por um novo.
4 - Bujão fechado indevidamente. O bujão, é como é conhecido, é o parafuso que fecha o dreno do cárter de óleo. O item deve ser aparafusado corretamente para evitar vazamentos. Daí, a importância de um profissional especializado fazer a troca de óleo para fechar o bujão sem excesso de força ou sem deixá-lo frouxo demais.
5 - Rodar com o óleo lubrificante acima ou abaixo do nível indicado. Óleo no nível mínimo compromete a lubrificação do motor, já que aumenta a fricção entre as peças. Com isso, o desgaste dos componentes do motor é maior e resulta em perda de potência imediata, em excesso de calor ou mesmo na fundição do motor. E, ao contrário, rodar com lubrificante acima do nível, leva o produto a transbordar e cair em locais fora do sistema de lubrificação. Por isso, fique sempre de olho no nível para evitar problemas.
6 - Não respeitar as trocas o filtro do óleo. O filtro retém em seu interior um volume residual de óleo oxidado que contamina o lubrificante novo, acelerando o processo de envelhecimento. Por isso, deve ser trocado, simultaneamente com o óleo, para não carregar as impurezas retidas para dentro do motor novamente.
Seguir essas dicas irão prevenir de gastos inesperados.
Fique de olho no nosso blog para ver mais conteúdos como esse.