Você Sabia?
Como fazer a manutenção no sistema de arrefecimento.
19/01/2023
Entre todas as peças que formam o sistema de arrefecimento, algumas costumam apresentar mais problemas que outras, por isso, é importante dar uma atenção especial para elas.
Desta forma, quando for realizar a revisão, lembre-se de dar uma atenção especial para as peças que listamos abaixo:
- Válvula termostática: A válvula é responsável por controlar o fluxo do líquido dentro do motor, e não deve ser ignorada, uma válvula termostática com problemas ou removida pode trazer sérios problemas ao motor do veículo. Motores cujas válvulas termostáticas são retiradas, tendem a demorar muito para aquecer, possibilitando maiores problemas.
- Ventoinha: Para evitar problemas na ventoinha, é necessário verificar com frequência o nível do líquido de arrefecimento do motor do veículo. O nível do líquido deve sempre estar o mais próximo do nível máximo para que seja possível evitar o sobreaquecimento do motor do automóvel.
- Radiador: O radiador costuma apresentar problemas mais visíveis, como, vazamentos, trincas nas partes plásticas, bloqueio interno ou défice na troca térmica. Por isso, faça uma inspeção cuidadosa em todo o componente, para garantir que não há nenhum problema.
- Bomba D’água: Com bomba D’água, é sempre bom ficar atento aos sinais de vazamentos, barulhos diferentes no motor, ou no rolamento, sinais de corrosão na Bomba ou ainda falhas no sistema de acionamento, seja por polia e correia ou por engrenagens.
- Mangueiras: As mangueiras são outro ponto do sistema que merece uma inspeção cuidadosa, e a troca deve ser realizada ao menor sinal de menor falha. Se você notar que alguma mangueira perdeu a flexibilidade, está com trincas, faça a substituição imediatamente.
Manter as manutenções do sistema de arrefecimento em dia, garantem a vida útil dos componentes e ainda previne gastos inesperados.
Gostou dessa dica? Manda para alguém que vai gostar também!